Rio de Janeiro dia 03 de março de 2024.

Mas o que é risco?

O termo risco provém do italiano risico ou rischio que, por sua vez, deriva do árabe clássico rizq (“aquilo que se depara com a providência”). O termo faz referência à proximidade ou contingência de um possível dano.

Fonte: Equipe editorial de Conceito.de. (21 de Janeiro de 2012). Atualizado em 8 de Abril de 2021. Risco - O que é, conceito e definição.Disponível em  https://conceito.de/risco acesso em 8 de mar. 2024.

O que é Perigo?

Segundo a OHSAS 18001, o Perigo é toda fonte, situação ou ato com um potencial para o dano em termos de lesões, ferimentos ou danos para a saúde, ou uma combinação destes.

A Norma Regulamentadora nº 10, define o Perigo como a situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle.


Já, a nova redação da NR-01 descreve o Perigo ou fator de risco como a fonte com o potencial para causar lesão ou problemas de saúde.

O perigo nada mais é que uma condição; uma situação.

O Risco é uma probabilidade; é o evento danoso que poderá ocorrer se medidas de segurança e proteção não forem implementadas. É a manifestação ou não do perigo.

Desta forma, quando avaliamos o Risco, criamos mecanismos que poderão impedir ou diminuir a probabilidade de ocorrência do perigo.

Fonte: Blog Segurança do Trabalho - Disponível em https://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/risco-perigo/ acesso em 8 de mar. 2024.

CONDUTAS NO ESTANDE DE TIRO


(...) 2. No estande de tiro a arma permanecerá SEMPRE DESMUNICIADA E GUARDADA salvo sob comando expresso do instrutor;

3. Todo procedimiento de carregar, sacar, descarregar, inspeccionar e colocar a arma no coldre será SOB COMANDO DO INSTRUTOR, sempre com o cano apontado para direção segura a critério do instrutor;

4. SEMPRE obedeça ao comando do instrutor, fazendo tudo o que for ordenado, NUNCA antecipe a execução de comando ou faça qualquer coisa não comandada; 5. Em caso de qualquer incidente, permaneça DE FRENTE PARA O ALVO com a arma apontada SEMPRE em direção ao alvo e levante o braço oposto para que o instrutor possa atendê-lo;(...)

Bom, já vimos alguns Professores/Instrutores falando que a camisa na cor vermelha é relativa a: padronização, diferenciar alunos-professor, autoridade boa etc. É inegável que todas as informações são boas em prol da segurança. Mas, a pergunta é: existe algo técnico e científico que poderia fundamentar e  justificar?


Antes de iniciarmos nossa explicação sobre  a função e objetivo da COR VERMELHA da camisa do Instrutor de Armamento Munição e Tiro é imperioso termos em mente que caminharemos na busca de estudos técnicos e científicos.

Sendo assim, seguiremos nossa pesquisa exploratória em busca do preenchimento das lacunas que normalmente surgem sobre este tema da cor vermelha da camisa de instrutor de armamento e tiro-IAT.

Bom, se você leu o tema e este despertou em você a curiosidade seja pela forma que está escrito (com realce na cor vermelha) ou pelo tema propriamente dito, isso já nos mostra que estamos no caminho certo!

Sabendo que verdadeiros Professores/Instrutores e pesquisadores como você leitor, não se limita a uma única versão e está sempre em busca do conhecimento amplo e aberto para uma melhor  análise conjuntural técnica e científica para melhor fundamentar sua tese buscaremos, para entendermos um pouco mais sobre a cor vermelha e seus impactos sejam físicos, psicológicos selecionamos algumas áreas para pesquisa:

I- Psicologia

II- Neurociência

III- Medicina

IV- Análise de Riscos Laborais

V- Legislação/ Normas Técnicas

Antes de iniciarmos iremos ver que a cor vermelha pode ter diversas interpretações e aplicabilidades pelos diversos campos de estudos frente aos objetivos pretendidos analisados para que obtenham assim o melhor resultado pretendido.

É importante não perdermos nosso foco, o qual é: qual a função e objetivo da cor vermelha na camisa dos instrutores de armamento e tiro-IAT que atuam em ambiente onde buscam instruir e avaliar pessoas leigas ou profissionais da área da segurança pública ou privada na maneabilidade com arma de fogo e munições que por falta de cuidado, atenção e ademais fatores podem resultar em riscos físico como lesão ou até a MORTE!

Sendo assim, nosso propósito aqui é buscar de forma científica, entender se esta cor vermelha na camisa dos instrutores de armamento munição e tiro trará em sua instruções e atividades com arma de fogo e munições algum impacto positivo no que tange à segurança.

SUMÁRIO:

01- O que é Técnico e Científico?

02- Ciência policial como área do saber MEC.

03- Apanhado na história sobre a (Cor vermelha)

04- Psicologia (Cor vermelha)

05- Neurociência (Cor vermelha)

06- Biologia (Cor vermelha)

07- Medicina/ Protocolo de Manchester


01- Já que seguiremos o estudo técnico e científico, o que seria técnico e científico?


I-O Conhecimento Técnico

O conceito de técnico está associado ao grego téchne, que se pode traduzir por “ciência” ou “arte”. Esta noção faz referência a um procedimento que visa a obtenção de um determinado resultado ou fim. Ao executar conhecimentos técnicos, obedece-se a um conjunto de regras e de normas que se utiliza como meio para alcançar um fim.

Fonte: https://conceito.de/tecnico#google_vignette acessado dia 6 de mar 2024.

II-O Conhecimento Científico

A ciência é, em si mesma, uma área devotada à construção do conhecimento. A palavra ciência tem origem no latim scientia que pode ser traduzido como "conhecimento".

Sendo assim, o que caracteriza e distingue o conhecimento científico dos demais é o método. O método científico cumpre a função de impedir ou reduzir ao máximo todo o tipo de erro ou ambiguidade.

O conhecimento científico possui uma pretensão de verdade a partir da verificação e da validação de seu método.

https://www.todamateria.com.br/tipos-conhecimento/acessado dia 6 de mar 2024.

Fonte:https://www.todamateria.com.br/o-que-e-ciencia/acessado dia 6 de mar 2024.

II-O que é a ciência?

A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca fatos, os mais gerais e abrangentes possíveis, bem como a aplicação das leis científicas; ambas especificamente obtidas e testadas através do método científico. Nestes termos, ciência é algo bem distinto de cientista, podendo ser definida como o conjunto que encerra em si o corpo sistematizado e cronologicamente organizado de todas as teorias científicas — com destaque normalmente dado para os paradigmas válidos — bem como o método científico e todos os recursos necessários à elaboração das mesmas. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia,acessado dia 6 de mar 2024.

Característica da ciência:

"Quais são as características da ciência?

Factual: a ciência se desenvolve em torno da ocorrência de fatos e de fenômenos.

Empírica: a ciência se utiliza da experimentação para verificar a veracidade ou a falsidade de um conhecimento.

Racional: a ciência obtém seus resultados por meio da razão, livre do viés do pesquisador.

Sistemática: a ciência é logicamente construída sob um sistema de ideias e procedimentos.

Verificável: apenas faz parte do contexto de ciência aquilo que pode ser verificado ou testado.

Falível: a ciência constrói conhecimento de um ponto de vista de que tal conhecimento não é absoluto ou definitivo e pode ser atualizado ou substituído frente a novas descobertas."

Fonte: "O que é ciência?" acessado em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-ciencia.htm dia 03 mar.2024.

Parecer CNE/CES n. 945/2019

02- Como buscamos fundamentação técnica e científica, citamos aqui a fundamentação legal sobre a importância e o reconhecimento da ciência policial como área do saber.

O Ministério da Educação, no dia 08 de junho de 2020, 

homologou o Parecer CNE/CES n. 945/2019, e reconheceu as Ciências Policiais como uma área do saber, conforme publicado no Diário Oficial da União de 09 de junho de 2020. Portanto, a partir deste reconhecimento, as Ciências Policiais figuram como área de conhecimento no rol das ciências estudadas no Brasil.

A ciência é responsável pelo estudo e conhecimento técnico que permite afirmar, comprovadamente, seguindo parâmetros científicos e confiáveis, a eficácia e os resultados, apresentando ainda os caminhos que foram percorridos (a metodologia empregada) para se atingir um determinado fim.

A ciência visa o aprofundamento, a pesquisa, o conhecimento para que possa ser utilizado para algum fim ou somente para se verificar a validade de histórias e determinadas hipóteses, podendo corroborá-las ou refutá-las. A ciência permite o avanço tecnológico, social, jurídico, econômico, policial, sociológico, filosófico, histórico, geográfico, da medicina, da psicologia. A ciência é o meio para o desenvolvimento de qualquer instituição e do país com base em realidades e fatos que sejam comprovadamente úteis.

As Ciências Policiais são responsáveis pelos estudos de todos os órgãos policiais, das finalidades das instituições policias, pela produção da teoria, doutrina policial e sua aplicação prática.

Fonte:https://atividadepolicial.com.br/2020/06/10/o-reconhecimento-pelo-ministerio-da-educacao-das-ciencias-policiais-como-area-do-saber/acessado 01 mar.2024.

03- Apanhado na história sobre a cor vermelha

O vermelho simboliza a ação e a guerra. O planeta vermelho do sistema solar leva o nome de Marte, o deus da guerra para os romanos. Napoleão Bonaparte usava uma camisa vermelha em suas batalhas para fazer de conta que estava ferido e motivar seus soldados a seguirem lutando

Fonte: https://ebaconline.com.br/blog/o-que-significa-a-cor-vermelha-na-psicologia-e-no-marketing-seo#:~:text=A%20cor%20vermelha%20%C3%A9%20uma,e%20avisar%20sobre%20alguma%20situa%C3%A7%C3%A3o acessado 01 mar.2024.


Curiosamente, o vermelho é uma das cores, entre as três, mais antigas usadas como sinalização. Ele tem o apontamento de sinal de perigo há muito tempo, inclusive com registros do uso da cor por legiões romanas há mais de 2 mil anos. Ou seja, o vermelho é quase um pioneiro no que diz respeito às sinalizações.

O seu uso como sinal luminoso, para carros e carruagens, começou em meados de 1830 no sistema ferroviário inglês. E a cor já funcionava conforme é atualmente: o vermelho servia para indicar que os maquinistas deveriam parar. 

Fonte: https://www.minutoseguros.com.br/blog/entenda-as-cores-do-semaforo/#Vermelho acessado em 01 mar.2024.

04- Psicologia

Cores e os sentidos

Sabia que as cores podem influenciar até mesmo no sabor de um vinho? Isso foi o que apontou o estudo realizado pelo Instituto de Psicologia da Johannes Gutenberg University Mainz, na Alemanha. Nele, foi pedido para que 500 participantes degustassem o mesmo vinho, determinando o quanto haviam gostado dele e quanto pagariam por ele. A grande diferença é que algumas pessoas experimentavam a bebida em salas com iluminação branca, enquanto outras estavam em salas tonalizadas de verde, azul ou vermelho.

O estudo mostra que o mesmo vinho recebeu classificações muito diferentes: nas salas vermelhas e azuis, ele foi tido como mais agradável e recebeu valores maiores do que nas salas verdes ou brancas. Nas salas vermelhas, ele ainda era entendido como mais doce e frutado.

Fonte: https://www.rocaceramica.com.br/blog/neuroarquitetura-e-as-cores/#:~:text=Esse%20est%C3%ADmulo%20externo%20%C3%A9%20ent%C3%A3o%20direcionado%20para%20o,pelo%20processamento%20de%20emo%C3%A7%C3%B5es%20e%20de%20nossa%20mem%C3%B3ria.Acessado dia 03 de mar.2024.



05- Neurociência

Mas então, como as cores são percebidas pelo nosso cérebro?

Com um grande impacto visual, as cores são primeiro captadas pela visão. Esse estímulo externo é então direcionado para o cérebro através do nervo óptico, que tem como função conectar o cérebro com nossos olhos, para que os impulsos nervosos sejam levados da retina até o córtex, que faz o processamento de cor. O processo envolve áreas distintas de nosso cérebro, inclusive aquelas responsáveis pelo processamento de emoções e de nossa memória.

Fonte: https://www.rocaceramica.com.br/blog/neuroarquitetura-e-as-cores/#:~:text=Esse%20est%C3%ADmulo%20externo%20%C3%A9%20ent%C3%A3o%20direcionado%20para%20o,pelo%20processamento%20de%20emo%C3%A7%C3%B5es%20e%20de%20nossa%20mem%C3%B3ria.Acessado dia 03 de mar.2024.

06- Biologia

No nível biológico, o contato com a cor vermelha estimula o sistema nervoso, provocando a produção de adrenalina; aumenta a temperatura corporal e a pressão sanguínea; e acelera o pulso. *(...). O vermelho nos mantém em alerta; é eficaz para chamar a atenção do espectador. É usado em avisos quando é preciso que as pessoas atuem rápido e, em alguns casos, significa perigo ou proibição.

Fonte:https://ebaconline.com.br/blog/o-que-significa-a-cor-vermelha-na-psicologia-e-no-marketing-seo#:~:text=A%20cor%20vermelha%20%C3%A9%20uma,e%20avisar%20sobre%20alguma%20situa%C3%A7%C3%A3o.Acessado dia 03 de mar.2024.

7- Medicina/ Protocolo de Manchester

O Protocolo de Manchester é utilizado no Brasil desde 2008 e nasceu em 1996 no Reino Unido. Busca separar rapidamente os doentes em situação de risco de morte dos pacientes estáveis. A dor é um importante fator para classificar a urgência. O protocolo gerencia o risco clínico e o fluxo de forma segura e responsável.

Atualmente o Protocolo de Manchester é a principal classificação de risco utilizada  no Brasil, sendo o GBCR o único órgão no país autorizado a certificar profissionais para a prática do protocolo.

Esse sistema dispõe de cinco categorias, organizadas por nome, número, cor e tempo de atendimento.

1) Emergente- Vermelho- Imediato  

2) Muito urgente- laranja- 10 min no máximo. 

3) Urgente- amarelo- 60 minutos no máximo. 

4)Pouco urgente- verde- 120 minutos no máximo. 

5)Consulta ou exames de rotina- até 240 minutos.

Protocolo de classificação de risco no Brasil – Regulamentações 

A escolha de qual protocolo de classificação de risco será utilizado é uma decisão técnica de cada instituição de saúde. No Brasil, o protocolo mais reconhecido e utilizado é o Protocolo de Manchester. Assim, são várias as portarias que regulamentam o processo de classificação de risco, As resoluções 2077 e 2079 do CFM tornaram obrigatória a classificação de risco em serviços de urgência, com atendimento imediato. Outros documentos que estabelecem as diretrizes nos atendimentos em urgência e emergência são  as Portaria Ministerial n.º 2.048 de 05/11/2002, Portaria GM/MS n.º 1.863, de 29/09/2003, e a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão (2003). Fonte: https://tolife.com.br/o-que-e-classificacao-de-risco-principais-protocolos/Acessado dia 03 de mar.2024.

Professor Fábio A. Nascimento CRA-RJ 03.00160

Conclusão da pesquisa


O Vermelho na camisa do Instrutor de Armamento Munição e Tiro em suas instruções tem como objetivo informar conforme estudo e pesquisa realizada com interpretação feita por Professor/ Instrutor Fábio A. Nascimento e que nas Instruções de armamento e tiro nos encontramos em uma área de risco de lesão e/ou morte buscando informar os instruendos que deverão manter condutas de segurança e que qualquer ação só deverá ser realizada a comando do professor/instrutor. A cor vermelha na camisa então tem a FUNÇÃO e o OBJETIVO de passar a mensagem PARE/ PERIGO.Aguarde as instruções do Professor/Instrutor.